Criar forum gratis
Este fórum tem o ojetivo de ampliar discussões sobre a escola do futuro
Assinar este forum via:
[RSS/Atom]     [E-mail]
Mensagem
Data: 26/04/2004 16:53:37
De:
IP: 200.141.128.68-10.126.13.27
Assunto: A escola do nosso sonho

A escola do nosso sonho

Relatório final do projeto "A escola do nosso sonho", desenvolvido por Luiz de França Sobrinho
No primeiro encontro para desenvolver a proposta com o título "A escola do nosso sonho" os alunos falaram da necessidade urgente do uso das novas tecnologias, pois o mercado de trabalho lhes cobra conhecimento das mesmas e os mesmos têm dificuldades para ter acesso, pois em casa não as possuem e na escola o uso, ainda, é raro , então a professora de geografia (Aneide) fez sua intervenção mostrando que na nossa cidade já existe lojas prestando serviço a quem não possui a ferramenta cobrando por cada hora de uso.
Durante as discussões todos chegaram a conclusão que em algum lugar já existe a escola do nosso sonho e que é necessário continuarmos lutando para realizar esse sonho.
Na discussão que envolveu professor e aluno foi relatado que em outras épocas, e ainda existe, cada professor trabalhava isolado e isso está mudando com os novos modelos pedagógicos.
A professora de Português (Gilvanete) colocou que a teoria socioconstrutivista, pedagogia comprometida com o aprendizagem defende a idéia de que a troca com o meio e com o outro é fundamental, mesmo sabendo que muitas vezes o indivíduo requer momentos de individualidade.
No momento de avaliar o encontro, talvez por falta de prática, os alunos ficaram inibidos muitos se limitaram a dizer foi legal, foi proveitoso, mas disseram: "tudo o que nós desejamos podemos colocar em prática", precisamos estudar mais e é necessário uma melhor comunicação entre professor X aluno.
No segundo encontro (20.05.03) para desenvolver a proposta "A escola do nosso sonho", iniciamos retomando as discussões do encontro anterior e em seguida os alunos usaram o aplicativo do Word e digitaram o texto que formaram durante as discussões e no Paint desenharam algo que representasse a escola deles. Para três alunos foi um momento especial porque nunca tinham utilizado o computador e conseguiram produzir o trabalho conjuntamento com o companheiro, pois trabalhamos dois alunos por computador. Um aluno relator que foi um momento para exercitar os conhecimentos que tinha do Word e Paint e ampliar os conhecimento uma vez que o trabalho está sendo feito em equipe. Alguns ficaram maravilhados com utilidade da ferramenta do computador que ajudou a desenhar; foi um momento fantástico. Teve, também, aquele que não acompanhou as orientações e não salvou o trabalho e perdeu toda a produção, pois "Quem registra tem memória, quem não registra tem vaga lembrança".
No nosso 3º encontro (27.05.03) começamos com o slide "A Balsa de Medusa"
Após apresentação em slides do texto "A Balsa de Medusa" e da tela do artista plástico francês Geracout, do mesmo tema, os alunos foram incentivados por mim e os professores parceiros a responder:
Qual dos fatos mostrados nos slides você se enquadraria?
Os alunos não quiseram opinar .
Então foram levados refletir sobre a frase: "Esperança é refletir pela vitória em cada circunstância que a vida nos coloca". Respostas dos alunos:
- Uns querem mudanças outros estão acomodados;
- Acho que ficando em casa dormindo é melhor. Claro que depois desse projeto, já melhorei meus conceitos em 80% . A culpa da atual situação é difícil e complicado falar, tem muita coisa aí (governo, professor, aluno);
- A figura representa a escola que nós temos. Uns acomodados, outros esperando uma ajuda, alguns sem esperança, mas só vence aquele que tem metas e objetivos concretos.
Durante os debates percebemos que essa dificuldade de falar estar relacionada com a falta de leitura, o que reforçar a necessidade de incentivo a leitura e criação de texto em todos os níveis de escolaridade.
Após a apresentação do slides, discussões e reflexões, que durou aproximadamente 40 minutos, os alunos usaram o PowerPoint para digitarem o texto do dia e em seguida colocaram animação nos slides e alguns já juntaram o texto do primeiro dia e o desenho feito no Paint com o texto do slide e fizeram um só documento no Word.
Na avaliação de Andryer o dia foi proveitoso, pois o slide da "Balsa de Medusa" foi uma lição de vida. O que ele achou de negativo foi a entrada e saída de alguns alunos sem motivos que justificasse tal atitude. Rafael companheiro de grupo de Andryer endossa as palavras do mesmo. Para Marcio os slides mostram a importância de não desistirmos de nossos sonhos. Já Grabriel tem dificuldade de expressar os pensamentos, mas disse que entendeu tudo. Alberto falou que teve o prazer de digitar um texto, mas reclamou da colega Patrícia que se escora muito nele, ou seja não faz fica esperando que ele faça. Iandara disse que está aperfeiçoando os conhecimentos de tudo o que está vendo aqui. Acha o ambiente prazeroso. Para Vanessa, ela está aperfeiçoando os conhecimentos em informática e sobre a escola do futuro. Gean aprendeu a manipular o PowerPoint, mas o tempo foi muito curto para o que ele queria. Como Íris teve mais quatro (04) alunos que se limitaram a dizer a minha opinião ou minha avaliação é a mesma do colega ao lado, que já tinha falado.
No 4º encontro onde tentamos fazer a culminância do nosso trabalho digo tentamos porque estava previsto para concluirmos tudo, mas como naquele dia (03/06/05) a escola estava iniciando uma greve branca e no dia seguinte uma greve geral não foi possível fazer a apresentação para o restante da escola, mas, mesmo assim foi um dia proveitoso. Os alunos e professores apresentaram para a turma o que cada um tinha feito durante as quatro semanas e que esse trabalho estava servindo para darmos inicio ao grande trabalho envolvendo toda a comunidade escolar. Alguns alunos falaram da importância de conhecermos a cultura de outros povos. E mais uma fez ressaltaram a importância das TIC dando ênfase ao que a professora Ciça confirma "O Projeto: A escola dos nossos sonhos(Luiz) – aspectos chamativos, avanços/inovações – O projeto tenta encurtar a distância entre a escola real e a escola que almejamos, com uma técnica pedagógica fortalecida pelo uso das tecnologias e com um comprometimento direto com a aprendizagem coletiva e o exercício da cidadania. ESTRATÉGIAS – Vivenciar, dicernir e tentar encurtar os espaços entre a escola real e a sonhada. Despertar o senso crítico da comunidade escolar, por melhores condições. Envolvendo para isso as inovações que tornam o mundo uma grande aldeia global. FACILITADORES – Dinâmica de entrosamento e desinibição construtiva, discussão coletiva de textos argumentativos. Aumentar o elo entre a informática e as questões sociais." Luiz de França - NTE - Caicó (RN)
Dando continuidade ao nosso projeto "A escola do nosso sonho" , realizamos o nosso 4º encontro onde tentamos fazer a culminância do nosso trabalho digo tentamos porque estava previsto para concluirmos tudo, mas como naquele dia (03/06/05) a escola estava iniciando uma greve branca e no dia seguinte uma greve geral não foi possível fazer a apresentação para o restante da escola, mas, mesmo assim foi um dia proveitoso. Os alunos e professores apresentaram para a turma o que cada um tinha feito durante as quatro semanas e que esse trabalho estava servindo para darmos inicio ao grande trabalho envolvendo toda a comunidade escolar. Alguns alunos falaram da importância de conhecermos a cultura de outros povos. E mais uma fez ressaltaram a importância das TIC ressaltando o que a professora Ciça acaba de confirmar "O Projeto: A escola dos nossos sonhos(luiz) – aspectos chamativos, avanços/inovações – O projeto tenta encurtar a distância entre a escola real e a escola que almejamos, com uma técnica pedagógica fortalecida pelo uso das tecnologias e com um comprometimento direto com a aprendizagem coletiva e o exercício da cidadania. ESTRATÉGIAS – Vivenciar, dicernir e tentar encurtar os espaços entre a escola real e a sonhada. Despertar o senso crítico da comunidade escolar, por melhores condições. Envolvendo para isso as inovações que tornam o mundo uma grande aldeia global. FACILITADORES – Dinâmica de entrosamento e desinibição construtiva, discussão coletiva de textos argumentativos. Aumentar o elo entre a informática e as questões sociais".
. Luiz de França - NTE - Caicó (RN)


Responder a esta mensagem

Atenção:
A prática, indução ou incitação de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional, por meio da Internet, bem como a humilhação e exposição pública caluniosa e difamatória, constituem crimes punidos pela legislação brasileira. Denuncie aqui sites e/ou mensagens de fóruns hospedados na Insite contendo qualquer violação.
Seu nome:
Seu e-mail:
Assunto:
Mensagem:
  Quero receber notificação por email se minha mensagem for respondida.
Não quero que meu e-mail apareça na mensagem (apenas o nome)
 

| Hospedagem de Sites | Acesso Banda Larga | On Google Plus
Tecnologia Insite   -   Soluções Internet   -   ©   2014 -   http://www.insite.com.br